Os diferentes tipos de tensoativos

Comentários · 83 Visualizações

Os tensoativos possuem uma variedade de usos, e dentre esses, é bastante utilizado na indústria de cosméticos e, dessa forma, está muito presente no nosso dia a dia. Você sabe o que é um tensoativo e seus tipos e aplicações?

O que é um tensoativo e aplicações:

Tensoativos (ou surfactantes, do inglês surface active agent) são moléculas que possuem caráter anfifílico, ou seja, apresentam tanto características polares quanto apolares, e em solução aquosa formam as micelas, que são agregados moleculares de dimensões coloidais. Tem as mais variadas aplicações que vão desde sua utilização em fármacos, shampoos, condicionadores, detergentes e cosméticos no geral, até o uso em óleos automotivos. Essas moléculas que possuem tanto uma parte hidrofóbica, quanto hidrofílica são, geralmente, utilizadas em reações nas quais são necessárias a solubilização de espécies que possuem baixa solubilidade ou quando é preciso modificar a velocidade reacional.

Tipos de tensoativos:

Um tensoativo comum possui a estrutura R-X, no qual R é uma cadeia de hidrocarbonetos, geralmente linear, que variam de 8 a 18 carbonos, sendo X o grupo polar ou iônico (cabeça). De acordo com o X, os tensoativos podem ser classificados em quatro tipos:

Tensoativos aniônicos: Geralmente utilizados nos shampoos tradicionais, apresenta carga negativa no grupo polar. Sua principal característica é a detergência para remoção dos resíduos da superfície do cabelo, seja poluição, seja sebo natural, e responsável pela espuma, já que esse fator dá a sensação psicológica de limpeza.

Tensoativos catiônicos: Utilizados em cremes condicionadores, máscaras, manteigas e leave-in, possuem carga positiva na parte polar. Esses tensoativos reduzem a carga eletrostática gerada pelo shampoo.

Tensoativos não-iônicos: Possuem uma gama de aplicações. Geralmente usados como espessantes, solubilizantes auxiliares, estabilizantes de espuma e, em certos casos, para a redução de irritação dérmica e ocular, já que não possuem carga na cabeça do tensoativo.

Tensoativos anfóteros: possuem carga positiva e negativa na cabeça do tensoativo, sendo que depende do pH para ter a definição de sua função.

Referências bibliográficas: 

  1. https://cosmeticaemfoco.com.br/artigos/um-olhar-macro-sobre-tensoativos/
  2. http://www.abq.org.br/cbq/2010/trabalhos/5/5-194-6513.htm
  3. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttextpid=S0100-40422001000100015
  4. Livro: Tensoativos: química, propriedades e aplicações, do Decio Daltin
Comentários