Soja fez PIB do Piauí crescer acima da média nacional, afirma IBGE

Comentários · 16 Visualizações

Segundo Aprosoja do estado, no entanto, ainda falta investimento público e fortalecimento da agroindústria no estado

O Piauí está entre os três estados brasileiros em que a soja fez a economia crescer acima da média nacional nos últimos 20 anos e é o único representante do Nordeste nesta estatística. Além do Piauí, também tiveram a soja como principal fonte de crescimento econômico, no período, o Tocantins e o Mato Grosso. A constatação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Clima ajuda e plantio da soja avança rápido no Matopiba Plantio da soja já ocupa metade da área no oeste da Bahia

Segundo os dados das Contas Regionais do IBGE desde 2002, quando começa a série histórica, a 2018, Mato Grosso foi o Estado com o maior crescimento econômico, com avanço médio de 5,1% ao ano. Em seguida, vêm Tocantins (4,9%), Roraima (4,2%) e Piauí (4,1%). O Produto Interno Bruto (PIB) nacional cresceu em média 2,4% ao ano no período.

O Governo do Piauí apresentou nesta semana os resultados do PIB de 2018. O PIB, que é a soma das riquezas produzidas em uma região, foi de R$ 50,4 bilhões, um crescimento nominal de 11% em relação a 2017, o 3º maior em crescimento do Nordeste e o 12° maior do Brasil, mas o destaque para o agronegócio não foi ressaltado.

Segundo a Aprosoja Brasil, apesar do crescimento e da contribuição do setor com a economia do estado “o poder público no Piauí ainda não conseguiu ser um grande parceiro capaz de alavancar os grandes investimentos que a região do Cerrado piauiense precisa para contribuir ainda mais com a geração de empregos e renda da região”.

Segundo a entidade, ainda faltam estradas e políticas de atração de indústrias do setor. Na avaliação do presidente da Aprosoja Piauí, Alzir Neto, todo o resultado positivo que o setor tem trazido para o Piauí é de responsabilidade dos agricultores e dos pequenos empresários das cidades do Cerrado.

“O crescimento e desenvolvimento do estado do Piauí é intrinsecamente relacionado ao setor privado, sobretudo, ao Agronegócio, em especial a cadeia da soja nos cerrados. O diagnóstico para continuar crescendo e impulsionando a economia seria investir em infraestrutura e criar políticas que gerem segurança jurídica, consolidando o programa fundiário e estimulando a agroindústria”, ressalta. Estudo da Embrapa realizado em 2004, que analisou a cadeia de geração de empregos na agroindústria da soja verificou que a cada emprego direto gerado são gerados seis indiretos.

- Canal Rural - Agricultura

Comentários
news.quimiweb.com
Plataforma de notícias e novidades sobre a indústria química, atualizado diariamente e sem custo.