O que são os radicais livres e seu combate em fórmulas cosméticas

Comentários · 249 Visualizações

Os cosméticos utilizam amplamente o apelo contra os radicais livres e o envelhecimento precoce da pele, mas o que de fato são os radicais livres, sua origem e consequências?

O que são:

Radicais livres são moléculas com número ímpar de elétrons, não emparelhados, na camada de valência, altamente instáveis e reativas. É justamente o não emparelhamento que confere sua alta reatividade, para estabilizar-se, os radicais livres agem como agentes oxidantes, recebendo elétrons de outras moléculas. 

Origem:

Alguns radicais são produzidos através do nosso metabolismo, e em condições normais contribuem na geração de energia e participação de mecanismos de defesa, são chamados de radicais de origem endógena e são inibidos com a produção de enzimas. No entanto, a exposição à radiação solar, poluição, má alimentação, consumo de tabaco e álcool são originados por fatores externos, de origem exógena.

Consequências:

O desequilíbrio causado pelo excesso de radicais livres e a falta de antioxidantes é denominado estresse oxidativo. Os radicais atacam células sadias roubando seus elétrons, causando rupturas e alterando grupos funcionais, além de produzir novos radicais. A ação oxidante é capaz de danificar inúmeras células podendo causar envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças como Alzheimer, Parkinson, diabetes e até câncer.

Combate:

Os antioxidantes são moléculas com carga positiva que doam elétrons para os radicais livres estabilizando-os e tornando-os inofensivos. O consumo de alimentos com alta ação antioxidante, aliados à uma melhora na qualidade de vida e a prática constante de exercícios inibem os efeitos do estresse oxidativo.

Nos cosméticos:

Cosméticos de ação antioxidante e antiaging são utilizados em larga escala para auxiliar a saúde da pele e cabelos e frear o envelhecimento precoce utilizando-se de ativos como vitamina A, B e E para minimizar os efeitos dos radicais livres, assim como a crescente incorporação de protetor solar nas rotinas para diminuir a exposição à radiação solar.

Comentários