pH da pele e a importância do pH dos produtos de pele

Comentários · 104 Visualizações

A pele é o maior órgão do corpo humano, sendo uma de suas principais funções a proteção do nosso organismo de agentes provenientes do exterior. Para mantê-la saudável é necessário alguns cuidados e dentre esses podemos citar a manutenção do equilíbrio do pH cutâneo.

O pH pode variar de 0 a 14, indo de ácido a alcalino e pode ser definido como a concentração de íons de hidrogênio presentes em uma solução aquosa. São vários os fatores que influenciam no pH cutâneo, dentre eles pode-se citar suor e sebo.

pH da pele ou pH cutâneo

Mede-se o pH da pele por meio de eletrodos, que precisam estar em contato uniforme com esta por meio de uma interface aquosa. O valor a ser medido é resultado da extração de componentes do estrato córneo que se difundem nessa interface aquosa do eletrodo. Essa faixa de pH varia de acordo com a região do corpo e é de extrema importância manter o funcionamento adequado da barreira do estrato córneo para preservação da pele, sendo que problemas nessa barreira podem ser responsáveis por doenças.

O que determina o pH da pele

Dentre os fatores que influenciam no pH cutâneo podemos citar: idade, etnia, o uso de produtos tópicos, como os de limpeza da pele, sabonetes e shampoos, já que geralmente possuem um pH próprio. Componentes lipídicos do estrato córneo, bem como secreções provenientes das glândulas sebáceas e sudoríparas exerce um papel importante no pH da pele. O pH ácido cutâneo é importante, pois, por apresentar uma ação antifúngica, impede o desenvolvimento de bactérias patogênicas, mantendo dessa forma o equilíbrio.

Fatores que influenciam o pH da pele

O uso de produtos com pH mais elevado altera o pH da pele, e dependendo da diferença entre esses valores, o pH fisiológico pode demorar mais tempo para ser restaurado.

Como já dito anteriormente, a alteração do pH pode acarretar doenças. Por conta disso, uma boa solução é a utilização de produtos que possuem pH fisiológico. Dessa forma, é de extrema importância manter o cuidado e a atenção a cada parte do corpo para preservar a pele, evitando, assim, possíveis doenças.

 

Referência bibliográfica: KIREMITDJIAN, Sabrina. pH da pele e o impacto do pH dos produtos na pele. Cosmética em foco, 2020. Disponível em: https://cosmeticaemfoco.com.br/artigos/ph-da-pele-e-o-impacto-do-ph-dos-produtos-na-pele/. Acesso em: 03 de dezembro de 2020.

 

 

Comentários